As perguntas começaram no ano passado. Amigos e colegas que são muito jovens para se preocupar com a demência relacionada à idade começaram a mencionar sua crescente incapacidade de manter seus pensamentos. Como um amigo confessou: “Amanda, preciso fazer exames para ver se tenho demência precoce. Ontem, eu estava segurando um pedaço de papel na mão e demorei alguns instantes para lembrar por que o peguei. O que está acontecendo?”.
Queixas de memória sempre merecem atenção. Se você é uma pessoa saudável na casa dos trinta ou quarenta anos e não consegue se lembrar por que pegou um pedaço de papel, pode até ser uma bandeira vermelha. Mas estes também não são tempos normais. Na verdade, há um crescente corpo de pesquisas que sugere que meses de ALTO ESTRESSE E ISOLAMENTO SOCIAL ESTÃO TENDO UM IMPACTO NEGATIVO EM NOSSOS CERÉBROS, ESPECIFICAMENTE NA NOSSA CAPACIDADE DE LEMBRAR.
Durante a pandemia, tanto o isolamento social quanto o estresse aumentaram. Alguns relatórios recentes sugerem que a combinação já está cobrando seu preço, até mesmo entre os jovens que antes se orgulhavam de ter memórias excepcionais. Outros fatores também podem estar em ação.
À medida que a pandemia forçou escolas e locais de trabalho a ficarem online, a multitarefa da mídia disparou. Há evidências consideráveis de que a multitarefa crônica de mídia tem um impacto negativo na memória.
Muitos estudos também descobriram que a pandemia resultou em pelo menos um aumento moderado no consumo de álcool, que também está comumente associado à perda de memória.
Pior ainda, o esquecimento pode ser um sintoma de um problema mais amplo. Burnout, definido pela OMS como uma incapacidade de controlar o estresse crônico, está associado a uma série de disfunções cognitivas, desde fadiga e ansiedade até problemas de memória e concentração.
Tudo isso atrelado à mudanças na rotina, irregularidades no sono, aumento da incidência de depressão e ansiedade, sedentarismo… tem provocado grandes impactos negativos na memória das pessoas.
*Se você ou seu familiar tem queixas de memória, sempre procure atendimento com um especialista!!!